As vantagens do Smash Burger

As vantagens do Smash Burger

Setembro 22, 2020 1 Por

Quem acompanha meu trabalho ou já me conhece, sabe que sou um entusiasta do SMASH BURGER! E vou te explicar aqui porque gosto tanto dessa versão do hambúrguer! Mas pra começar…

 

 

De onde veio?

O Smash Burger surgiu no Brasil recentemente e é hoje uma tendência! Você pode saboreá-lo nas principais e mais conhecidas hamburguerias da sua cidade. Embora por aqui seja novidade, o Smash Burger já é conhecido nos Estados unidos há alguns anos.

Não se sabe exatamente quem criou a técnica de esmagar as bolinhas de carte, mas quem a popularizou nas terras do Tio Sam foi a cadeia de fast-food SMASH BURGER, criada em 2007 pelos americanos Tom Ryan e David Prokupek.

Uma das lojas da Smash Burger nos EUA.

Tudo começou quando a dupla, já com experiência no ramo gastronômico, resolveu criar do zero uma cadeia gigantesca de fast food. Depois de muito procurarem, compraram uma hamburgueria na cidade de Denver, chamada Icon Burger, que tinha tudo o que eles queriam: era pequena, tinha um bom fluxo de caixa e estava a venda!

Já instalados, eles fizeram da cozinha da Icon Burger um verdadeiro laboratório: estudaram, testaram, experimentaram e aprimoraram a técnica do Smash Burger já usada em outras hamburguerias em menor escala (como a Shake Shack). Foi sucesso absoluto! Estava criado um produto que é o sonho de qualquer empreendedor: fácil de vender, fácil de agradar, fácil de fazer e o melhor, com baixo custo!

Eles projetaram a cozinha do restaurante para ter espaços modulares, além de uma chapa central que abrigava geladeiras por baixo para armazenar as bolas de carne .Isso permitia que o chapeiro tivesse tudo a mão para agilizar o preparo do sanduíches adequadamente, sem a necessidade das pessoas ficarem se movendo e se trombando na área de preparo.

Este conceito foi posteriormente adaptado e padronizado em todos restaurantes da rede, que hoje estão espalhados em mais de 340 cidades pelo mundo, em 9 países.

 

O que é o Smash Burger?

 

O smash é um hamburguer um pouco menor e irregular do que o convencional. Seu peso varia muito (depende de quem faz), podendo variar entre 40 gramas (ultra smash) até 120 gramas.

 

Smash duplo tradicional: pão, 2 hamburgueres e queijo.

Mas seu grande diferencial não é o tamanho e sim a forma como é feito e o seu sabor, inconfundível!

 

Preparo: coloque uma bolinha de carne na chapa e não o disco pronto. Esmague a bolinha com uma prensa ou espátula, diretamente na chapa ultra quente! Do contato entre a carne e a chapa, vai surgir uma crostinha cheia de sabor, que é a grande identidade do smash burger!

Essa crostinha é o resultado de um processo que chamamos de Reação de Maillard, uma reação química que ocorre com a carne, que resulta em um alimento com sabor, odor e textura bem característicos.

O Smash e a Reação de Maillard.

Pode acreditar, não tem igual!

 

 

Por que vender Smash Burger?

 

A técnica do Smash Burger facilita a vida de qualquer hamburgueiro por diversos motivos.

O primeiro: rapidez na produção. Você consegue fazer mais hambúrgueres e em menos tempo, o que significa maior facilidade para atender vários clientes, inclusive atendendo a demanda do delivery (que geralmente é maior que a do salão, caso você tenha uma lanchonete ou restaurante).

O segundo: não é necessário ter uma cozinha profissional para fazê-lo! Quando comecei, eu tinha esse problema. Minha cozinha era muito pequena, com 2,5m x 4m.

Quando comecei a operar somente realizando a técnica do Smash Burger, eu conseguia vender quase o dobro de hambúrgueres do que antes, quando vendia produzia da maneira mais tradicional.

O terceiro: o sabor! Os elogios começaram a aumentar porque o Maillard, ou seja, a famosa crostinha do smash, tem um sabor muito característico, que é unanimidade entre os amantes de hambúrguer! Além disso, o aroma e a textura do smash fazem toda diferença!

O quarto: a lucratividade! Quando adequei minha operação para produzir smashs, eu passei a entregar mais hambúrgueres, fiquei mais conhecido na região e passei a ser chamado para participar de eventos maiores. O resultado disso foi mais dinheiro no bolso!

Uma coisa leva a outra. Quando a operação da sua hamburgueria está redonda, tudo flui melhor. Você também passa a trabalhar com uma menor quantidade de insumos, o que te permite ter mais qualidade, mais eficiência e melhor atendimento.

 

A prova que funciona:

O Quitinete de Rua, o food truck que fundei com 2 amigos em 2015, estourou de tanto vender porque tiramos do   papel tudo o que te falei aí em cima e vendíamos um dos melhores smash burgers, numa época em que nem se falava sobre esse tipo de hambúrguer no Brasil!

E tudo isso aconteceu porque usávamos 2 bolinhas de carne de 60 gramas para cada sanduíche, ao invés de um disco único, de 150 gramas. Além de facilitar o transporte e armazenamento do nosso principal insumo (o hambúrguer), baixamos consideravelmente o custo da mercadoria vendida (CMV), o que consequentemente gerou um faturamento muito maior do que quando vendíamos apenas o hambúrguer tradicional.

O smash burger do Quitinete! Inigualável!!!

Ficou curioso? Pois saiba que tenho um módulo inteirinho sobre SMASH BURGER no meu Curso Profissão Hamburgueiro. Pra saber mais, clique aqui!

Luiz, o Hamburgueiro Raiz.